Cansaço, indisposição, fadiga, sonolência excessiva, preguiça, distração, vontade de não fazer nada… Você se identificou com algum desses sintomas? Se sim, bem-vindo ao clube dos sintomáticos exaustos.
A boa notícia é que não necessariamente você tem um problema grave, sem solução ou de difícil progresso. Na verdade, pode ser até bem simples: você pode sofrer de falta de vitaminas! Isso mesmo, a baixa dosagem de algumas vitaminas podem trazer tais sintomas e nos confundir quanto a sua causa ou tratamento.
As vitaminas são essenciais para garantir o funcionamento adequado do nosso organismo. Elas atuam, principalmente, como catalisadores de reações. São importantes na transformação de energia, algumas são antioxidantes, contribuindo, também, para o nosso sistema imunológico.
Índice
ToggleQual o melhor multivitamínico?
O melhor multivitamínico é o Pharmaton Complex, pois este possui 23 vitaminas e minerais, sendo elas: cálcio, ômega 3, vitaminas C, E, K, D, B6, B12, A, ácido fólico (B9), zinco, selênio, riboflavina (B2), niacina (B3), molibdênio, ácido pantotênico, biotina (B7), cobre, cromo, ferro, iodo magnésio e manganês, auxiliando na disposição física e na imunidade.
Veja abaixo cada detalhe dela e de outras opções selecionadas em análises criteriosas feita por nossa equipe!
1. Centrum Multivitamínico De A a Zinco Select Mulher com 60 comprimidos, Centrum
Centrum Mulher 50 mais equilibra vitaminas e minerais essenciais para atender às necessidades específicas durante o envelhecimento. Basta tomar 1 comprimido por dia para usufruir dos benefícios.
Tais vitaminas e suplementos alimentícios são compostos por vitaminas D3, complexo B, cálcio e antioxidantes, vitaminas C, E, A e zinco, os quais foram comprovados cientificamente na ajuda da preservação da memória, clareza mental, compreensão, saúde óssea, suporte ao coração, cérebro e olhos.
Não contém glúten, açúcares, colesterol ou gorduras totais.
Informações técnicas:
- Marca: Centrum
- Forma do produto: Comprimido
- Tipo de dieta: Sem glúten
- Sabor: Sem sabor
- Vantagens do produto: Multivitamínico completo de A a Zinco, que contém uma combinação de cálcio e vitamina D e contribui para a manutenção normal dos ossos; vitaminas do complexo B, que ajudam no aproveitamento da energia dos alimentos; e vitaminas C e E, manganês e selênio, que ajudam a proteger as células da ação dos radicais livres.
Prós
- Basta 1 comprimido por dia para suprir as necessidades do corpo e promover uma vida saudável
- Uso diário para mulheres acima de 50 anos
- Sem glúten, açúcares, colesterol ou gorduras
- Equilibra vitaminas e minerais essenciais para atender às necessidades específicas durante o envelhecimento
- Ajuda a fortalecer a imunidade e o metabolismo
Contras
- Sem contras
2. Suplemento Vitaminico Centrum Essentials Homem de A a Zinco 60 Comprimidos
O Centrum Essentials Homem é um polivitamínico diário especialmente formulado para atender às necessidades dos homens. Com uma combinação de vitaminas e minerais essenciais, o mesmo fortalece o sistema imunológico e promove bem-estar diário.
Contendo 24 micronutrientes fundamentais, foi projetado para aprimorar a imunidade, energia e funcionamento muscular. Rico em vitaminas D, B12, B6, A e C, os comprimidos revestidos contêm a forma mais concentrada de vitamina D3, reconhecida por seu papel no funcionamento adequado dos músculos.
Informações técnicas:
- Marca: Centrum
- Sabor: Sem sabor
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Forma do produto: Comprimido
- Peso do produto: 130 Gramas
- Dimensões do item C x L x A: 6,3 x 6,3 x 11 centímetros
- Tipo de dieta: Sem glúten
- Faixa etária (descrição): Adulto
- Informações de embalagem: Garrafa
Prós
- Basta 1 comprimido por dia para suprir as necessidades do corpo e promover uma vida saudável
- Sem glúten, açúcares, colesterol ou gorduras
- Ajuda a fortalecer a imunidade e o metabolismo
- Ajuda a manter o corpo saudável
- Auxilia no funcionamento muscular
Contras
- Sem contras
3. Vitamina D 400UI – 100 Comprimidos
A Vitamina D 400UI – 100 Comprimidos é rica em vitamina D, a qual auxilia no funcionamento do sistema imune, na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo, no funcionamento muscular e na manutenção de níveis de cálcio no sangue.
Esse produto é não-transgênico, não contém glúten, trigo, leite, lactose, corantes artificiais, açúcar, soja, levedura, amendoim, nozes, peixe, sódio, adoçante artificial ou sabor artificial. Portanto, é completamente natural.
Informações técnicas:
- Marca: Sundown Vitaminas
- Forma do produto: Comprimido
- Tipo de suplemento primário: Vitamina D3
- Tipo de dieta: Sem glúten
- Sabor: Sem sabor
Prós
- Produto não-transgênico
- Não contém glúten, lactose ou açúcar
- Não contém corantes, adoçante ou sabor artificial
- Basta 1 cápsula por dia para suprir as necessidades do corpo e promover uma vida saudável
- Possui alta quantidade de UI por grama
Contras
- Pode ser difícil de achar
4. Equaliv Nutri Homem, 60 Cápsulas – Equaliv
Equaliv Nutri Homem contém picolinato de cromo 100% na Ingestão Diária Recomendada, que auxilia no aumento da sensibilidade das células à insulina, regulando os níveis glicêmicos e auxiliando para que a glicose seja utilizada como energia, promovendo também benefícios de performance a praticantes de esportes.
Aumenta, pois, a vitalidade e disposição, mantém as defesas do organismo. Possui 13 vitaminas e 10 minerais, inibe o apetite por doces e auxilia na redução do colesterol ruim.
Informações técnicas:
- Marca: Equaliv
- Sabor: Sem sabor
- Tipo de suplemento primário: Cálcio
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Forma do produto: Cápsula
- Dimensões do item C x L x A: 8 x 10 x 15 centímetros
- Ingredientes especiais: Óxido de magnésio
- Tipo de dieta: Keto
- Vantagens do produto: Crescimento muscular
- Faixa etária (descrição): Adulto
Prós
- Contém 13 vitaminas e 10 minerais
- Inibe o apetite por doces
- Auxilia na redução do colesterol ruim (LDL)
- Aumenta a performance atlética
- Auxilia na imunidade
Contras
- Sem contras
5. Revigoran A-Z 60 cápsulas, Nutrends
O Revigoran A-Z 60 cápsulas, Nutrends, possui as vitaminas B1, B2, B6, B12 e o ácido pantotênico, a biotina e o selênio, os quais auxiliam no metabolismo energético.
Possui, ainda, vitaminas A, C e D, ácido fólico, cobre, ferro e zinco, os quais auxiliam no funcionamento do sistema imune. A vitamina E, cobre e manganês, os quais são antioxidantes e a vitamina D, auxiliando na formação de ossos e dentes, juntamente do manganês e o zinco.
Informações técnicas:
- Marca: Nutrends
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Forma do produto: Cápsula
- Peso do produto: 45 Gramas
- Dimensões do item C x L x A: 7 x 6,5 x 12 centímetros
- Faixa etária (descrição): Adulto
- Número de itens: 1
- Informações sobre alérgenos: Não contém polvo, Não contém glúten
Prós
- Fácil de ingerir
- Necessita de apenas 1 cápsula por dia
- Auxilia no metabolismo energético
- Auxilia na imunidade
- É um excelente antioxidante
Contras
- Sem contras
6. MULTIVITAMÍNICO – POTE 90 CÁPSULAS
Dux multivitamínico é uma fórmula especial que fornece micronutrientes cientificamente selecionados para atender às necessidades específicas do corpo humano, em uma única cápsula.
Com alta biodisponibilidade, máxima sinergia entre os micronutrientes e sem ingredientes inócuos, além de 4 antioxidantes para ação contra radicais livres, conta com todas as vitaminas do complexo B.
A isso, soma-se: vitamina C, E, óxido de zinco, sulfato ferroso, sulfato de cobre, vitamina A, picolinato de cromo, selenito de sódio e vitamina D3.
Informações técnicas:
- Marca: Dux Nutrition
- Forma do produto: Cápsula
- Tipo de suplemento primário: Multivitamínico
- Tipo de dieta: Keto
- Sabor: Softgel
Prós
- Ótimo custo-benefício
- Possui várias vitaminas em uma única cápsula
- Possui 17 vitaminas e minerais essenciais
- Presença do complexo B e antioxidantes
- Suporte completo para as funções vitais
Contras
- Pode não ter a quantidade ideal de cada vitamina/mineral por porção
Quem deve ingerir suplemento vitamínico?
A utilização de suplementos vitamínicos é sugerida para casos específicos, em que o indivíduo não consegue ingerir os nutrientes necessários, portanto, precisa repor por outros meios, ou quando o organismo não é capaz de absorver essas substâncias adequadamente.
Por exemplo: pacientes que realizaram cirurgia bariátrica e que, em razão da alimentação em menor quantidade e de possíveis desvios intestinais, não conseguem captar os nutrientes essenciais.
Portanto, fica claro que a ingestão de suplemento vitamínico deve ser algo prescrito pelo médico ou nutricionista após exames e verificações de que o paciente realmente precisa desse produto e será beneficiado por ele.
Tal é o caso de pessoas com queixas sobre cansaço, indisposição, sonolência excessiva ou falta de atenção, por exemplo, que estão relacionadas a uma possível baixa de vitamina, ou seja, uma hipovitaminose de vitamina B12 ou D.
O que pode acontecer ao tomar suplementos sem acompanhamento médico
Da mesma forma como é benéfico tomar suplementos vitamínicos quando as vitaminas estão em baixa ou não estão sendo bem absorvidas pelo organismo, é maléfico tomá-las quando estas estão em seus níveis ideais e mesmo assim opta-se por ingerir mais (hipervitaminose), gerando toxicidade ao organismo, especialmente manifestada na forma de sintomas.
Os mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e lesões de pele. No entanto, a lista segue e se diversifica, a depender da vitamina a qual estamos falando.
Como exemplos mais claros, tem-se: vitamina D: o excesso provoca fraqueza muscular, apatia, dor de cabeça, dor óssea, obstipação intestinal e hipercalcemia. Vitaminas do complexo B: arritmia cardíaca, cefaléia, icterícia e formigamentos. Vitamina C: cálculo renal, diarreia, calcificação dentária e sangramento.
Vitamina A: aumenta o risco de cirrose hepática. Vitamina E: cansaço, fraqueza muscular e visão dupla. Vitamina K: icterícia e sangramento.
Suplementos vitamínicos: quando eles são indicados?
Os suplementos vitamínicos são indicados para pessoas que não ingerem a quantidade suficiente de vitaminas para o seu organismo ou que, mesmo ingerindo, estão em baixa. Tal descoberta se dá a partir de um acompanhamento nutricional ou médico, pois tanto o excesso (hipervitaminose) quanto a falta (hipovitaminose) de vitaminas, causa prejuízos à saúde e inúmeras intoxicações.
Um exame de sangue, por exemplo, pode servir para medir essas taxas e verificar os valores de referência. No entanto, somente isso não basta, pois é preciso avaliar a história clínica do paciente, isto é, quais sintomas ele apresenta, desde quanto e por quê.
Um exemplo de suplementação vitamínica se dá por quem tem ileostomia, ou seja, um desvio no intestino delgado e, assim, esse órgão não consegue absorver adequadamente os compostos dos alimentos.
Um outro exemplo são pacientes que realizaram cirurgia bariátrica e que, em razão da alimentação em menor quantidade e de possíveis desvios intestinais, não conseguem captar os nutrientes essenciais.
Um último exemplo pode ser simplesmente pessoas que não têm uma boa absorção intestinal por motivos como genética e precisam, então, de reposição.
Suplementos vitamínicos: benefícios para a saúde
Os suplementos vitamínicos atuam no fortalecimento da imunidade; ajudam a melhorar o desempenho em atividades físicas; contribuem com a absorção de nutrientes e ajudam a suprir as necessidades nutricionais de grávidas.
Alguns exemplos: vitamina D: contribui para a absorção de cálcio no intestino. Por conta desse processo, ela é uma grande aliada para a saúde dos ossos. Vitamina C: ajuda na absorção de ferro e estimula mecanismos de defesa, protegendo contra os malefícios causados por vírus e bactérias.
Cálcio: Ajuda na saúde dos ossos. Magnésio: favorece o sono profundo, alivia dor muscular, contribui para a saúde dos ossos e evita a ansiedade.
Vitamina B12: uma ótima opção para os vegetarianos, já que esta é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, peixes, leite e derivados.
Ela melhora o humor, energia, concentração, função mental e sistema imunológico. Ácido Fólico (vitamina B9): importante principalmente para grávidas, pois reduz o risco de malformação do feto.
Perguntas Frequentes
Qual é o melhor suplemento vitamínico?
O melhor suplemento vitamínico é o Pharmaton Complex, pois este possui 23 vitaminas e minerais, sendo elas: cálcio, ômega 3, vitaminas C, E, K, D, B6, B12, A, ácido fólico (B9), zinco, selênio, riboflavina (B2), niacina (B3), molibdênio, ácido pantotênico, biotina (B7), cobre, cromo, ferro, iodo magnésio e manganês, auxiliando na disposição física e na imunidade.
O que o suplemento vitamínico faz no corpo?
O suplemento vitamínico age no corpo por meio de nutrientes orgânicos que desempenham um papel importante em muitos processos fisiológicos e bioquímicos vitais.
Podem ser precursores para formação de hormônios, assim como dão origem às coenzimas, moléculas que auxiliam o funcionamento de enzimas envolvidas em diversas reações metabólicas. No geral, não possuímos a capacidade de síntese de vitaminas, por isso do suplemento.
Qual é o suplemento vitamínico mais completo?
O suplemento vitamínico mais completo é o Dux Multivitamínico, pois possui máxima sinergia entre os micronutrientes, ausência de ingredientes inócuos, além de 4 antioxidantes para ação contra radicais livres, contando com todas as vitaminas do complexo B.
A isso, somam-se: vitaminas C, E, óxido de zinco, sulfato ferroso, sulfato de cobre, vitamina A, picolinato de cromo, selenito de sódio e vitamina D3.
É saudável tomar suplemento vitamínico?
É saudável tomar suplemento vitamínico, desde que o mesmo seja recomendado por um médico ou nutricionista após avaliação da história clínica do paciente. Somado a isso, incluem-se exames de sangue ou avaliação da dieta deste, a fim de se compreender como está a taxa nutricional da pessoa. Isso porque tanto a falta (hipovitaminose) é prejudicial quanto o excesso (hipervitaminose).
Faz bem tomar vitaminas todos os dias?
Faz bem tomar vitaminas todos os dias, desde que a mesma seja recomendada por um médico ou nutricionista após avaliação da história clínica do paciente. Somado a isso, incluem-se exames de sangue ou avaliação da dieta deste, a fim de se compreender como está a taxa nutricional da pessoa e quanto mais de nutriente ela necessita.
Conclusão
Esperamos que o conjunto destas informações e pesquisas seja de grande utilidade para quem deseja ter melhor saúde por meio do consumo de suplementos vitamínicos.
Não é demais lembrar que as inúmeras possibilidades servem para se adequar no orçamento de vários usuários, a partir da avaliação da necessidade nutricional e dos objetivos a serem alcançados com essa suplementação.
Acrescente-se a isso a necessidade do acompanhamento nutricional. Considerar a sua história de vida, sua composição bioquímica, seus hábitos, rotina e exames de sangue são aspectos fundamentais para fazer uma alimentação adequada.
Obrigada pela sua atenção até aqui, não se esqueça de ler e compartilhar nossas outras matérias relacionadas, entrar em contato conosco para podermos conhecê-lo melhor, tirar suas dúvidas e até a próxima!
Referências
- www.brasilescola.uol.com.br [1]
- www.consultaremedios.com.br [2]
- www.amazon.com.br [3]
- www.amazon.com.br [4]
- www.amazon.com.br [5]
- www.amazon.com.br [6]
- www.amazon.com.br [7]
- www.amazon.com.br [8]
- www.unicardio.com.br [9]
- www.uol.com.br [10]
- www.novadiagnostico.com.br [11]
- www.blog.memed.com.br [12]
- www.biocenternet.com.br [13]
Farmacêutica formada pela Universidade Federal RJ em 2017, com registro profissional no CRF n° 0005920/RJ