As melhores vitaminas para queda de cabelo feminino são Pantogar Neo a Hair Skin & Nails da Nature’s Bounty e a Biotina + Vit. B1, B5, Ác Fólico da Maxinutri dentre outras opções analisadas e selecionadas para compor a lista das mais indicadas do mercado.
Sabemos que o hábito de autocuidado está intimamente relacionado à autoestima e a vaidade positiva, principalmente nas mulheres, pois trata da beleza, de como se vê e é vista.
Para trazer a tranquilidade e segurança de uma boa escolha, este artigo apresenta 11 principais produtos para os cabelos, a fim de tratar problemas como queda e falta de vitaminas.
A variedade serve para se adequar no orçamento e nos pré-requisitos do consumidor, com o objetivo de ter uma boa cartela de variedade. Portanto, aproveite a leitura e cuide-se bem.
Índice
ToggleQuais são as melhores vitaminas para queda de cabelo?
Além da Pantogar Neo a Hair Skin & Nails- Nature’s Bounty e da Biotina + Vit. B1, B5, Ác Fólico da Maxinutri, veja outras opções analisadas e detalhadas por profissionais, começando pela:
1. Pantogar Neo
Este produto contém zinco, tiamina, ácido pantotênico, ácido fólico, biotina, L-leucina, L-valina e L-isoleucina. Como exemplos dos efeitos de tais substâncias nos cabelos, tem-se a L-leucina, as quais são usadas para temporariamente proteger e reparar cada fio de cabelo.
São atraídas pela queratina (a proteína do cabelo), o que irá cobrir o fio, fazendo fechar as pontas espigadas.
Já a L-valina, ajudam a fortalecer os fios, a prevenir a quebra e a melhorar a textura e o brilho dos cabelos. A L-isoleucina é responsável por algumas capacidades dos fios, como resistência à tração (penteabilidade), resistência a produtos químicos, além de deixá-los insolúveis em água.
Tais compostos são aminoácidos, definidos como blocos de construção das proteínas, e o corpo precisa deles para realizar as suas funções essenciais, incluindo a reparação de músculos, ossos, pele e cabelo.
Informações técnicas:
- Marca: Biolab
- Forma do produto: Cápsulas
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 80g
Prós:
- Contém aminoácidos essenciais
- Trata a queda de cabelo
- Não contém glúten
- Fortalece os fios
- Contém vitaminas essenciais
Contras:
Sem contras
2. Hair Skin & Nails Nature’s Bounty (150)
Este produto contém vitaminas A, C, D e E, B1, B2, Niacina, B6, B12, biotina, ácido pantotênico, ferro, zinco, manganês, selênio, óleo de argan e ácido hialurônico.
Como destaques, tem-se o ácido pantotênico possuindo função hidratante para cabelos e unhas em decorrência de sua função hidratante, proporcionando maciez e força para os fios. Previne o envelhecimento prematuro do cabelo e a aparência de cabelos brancos e potencializa o crescimento, inclusive das unhas.
Já o óleo de argan, destaca-se por sua capacidade de hidratar os fios intensamente. Por outro lado, suas propriedades reparadoras desempenham um papel fundamental em fortalecer cabelos danificados, reduzindo a quebra e as pontas duplas.
Por fim, o ácido hialurônico age como um hidratante, retendo água no interior da célula, o que auxilia na regeneração da pele e também do cabelo. Hidrata o cabelo, combatendo a desidratação, o ressecamento e o frizz, além de atuar na reparação de pontas duplas.
Informações técnicas:
- Marca: Nature’s Bounty
- Forma do produto: Cápsulas
- Contagem de unidades: 150 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 160 g
Prós:
- Contém vitaminas A, C, D e E
- Contém vitaminas B1, B2, B6, B12
- Contém ácido pantotênico
- Contém óleo de argan
- Contém ácido hialurônico
Contras:
- Sem contras
3. Biotina + Vit. B1, B5, Ác. Fólico – 60 Cáps., Maxinutri
Este produto possui papel fundamental na manutenção da integridade da saúde da pele, unhas e cabelo, além de auxiliar na prevenção da queda de cabelo.
É essencial para o crescimento das células e para a produção de ácidos graxos, anticorpos e enzimas digestivas, além de auxiliar no metabolismo da niacina (vitamina B3).
Tem como papel principal atuar no metabolismo das proteínas e carboidratos e é essencial para utilização correta de outras vitaminas do complexo B.
Na sua composição, há pantotenato de cálcio, tiamina e ácido fólico. O pantotenato auxilia no tratamento das unhas e do cabelo em caso de queda, cabelo frágil, fino ou quebradiço.
Já a tiamina, possui propriedades antioxidantes. Isso protege seus folículos capilares e outros tecidos vitais do dano dos radicais livres, se tornando mais importante com a idade, pois o corpo gera cada vez mais radicais livres.
Informações técnicas:
- Marca: Maxinutri
- Forma do produto: Cápsulas
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 77g
Prós:
- Não contém glúten
- Não contém lula
- Contém pantotenato de cálcio
- Contém tiamina
- Contém ácido fólico
Contras:
- Sem contras
4. Forever Hair Tratamento 30 Capsulas, FOREVER LISS, Rosa
Este produto é um suplemento de vitaminas 100% natural, ultra concentrado, que age de dentro para fora, nutrindo os fios, fortalecendo a fibra capilar, proporcionando um crescimento capilar de maneira saudável e extremamente rápida. E o melhor de tudo, ele não engorda.
Possui indicação para cabelos com pouco crescimento, queda capilar, unhas fracas e quebradiças. Atua no controle da queda, nutrição dos fios, crescimento acelerado dos fios, fios mais fortes, crescimento das unhas e fortalecimento das unhas.
Atua fortalecendo os fios de dentro para fora, deixando-os, assim, mais fortes. Com 6x mais ação, acelera o crescimento do cabelo e das unhas. Assim, os fios ficam mais fortes, resultando em mais volume para o cabelo e consequente controle da queda.
Informações técnicas:
- Marca: Forever Liss
- Forma do produto: Cápsulas
- Contagem de unidades: 30 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: não informado
Prós:
- 100% natural
- Controle da queda
- Nutrição dos fios
- Crescimento mais acelerado e forte
- Não engorda
Contras:
- Sem contras
5. Imecap Hair 60 Cápsulas – Vitaminas para Cabelos e Unhas com Biotina
Este produto proporciona cabelos mais fortes desde a raiz, pois contém cromo, biotina, piridoxina, selênio e zinco. O cromo, ao melhorar o metabolismo das proteínas, atua positivamente em componentes essenciais para saúde capilar, como a queratina, que compõem a maior parte do fio.
A biotina tem como função principal auxiliar na síntese de proteína, principalmente na produção da queratina, contribuindo para o crescimento saudável dos cabelos; A piridoxina estimula a aparência saudável dos fios, combate a caspa e reduz os níveis de sebo.
O selênio atua na prevenção à queda capilar, no crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas e o zinco possui função estrutural para o crescimento, desenvolvimento e reparo dos fios, fortalecendo e evitando a queda de cabelos.
Informações técnicas:
- Marca: Imecap
- Forma do produto: Cápsulas
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 76g
Prós:
- Contém cromo
- Contém piridoxina
- Contém biotina
- Contém selênio
- Contém zinco
Contras:
- Sem contras
6. Vitamina Para Cabelo Vita Premium Gummies Hair Com 60 Gomas
Este produto contém selênio e cromo, haja vista que a carência do selênio pode levar a queda e enfraquecimento dos cabelos e inibir a capacidade de crescimento dos fios, uma vez que a falta de minerais desestimula o sistema imunológico — fator que gera perdas em todo o corpo humano, de maneira geral.
No mesmo sentido, consumir a quantidade adequada de nutrientes, como o selênio, pode ser a solução para a prevenção de novas perdas.
O cromo, então, em conjunto com os outros ingredientes, atua no equilíbrio do organismo e fortalecimento dos fios. A sua ação não é tão direta como, por exemplo, o ferro. Mas, de forma indireta, o cromo traz benefícios aos fios.
Portanto, ajuda a melhorar o metabolismo da glicose. Assim, diminuímos o risco do desenvolvimento de doenças, como o diabetes, que, por sua vez, está associada à queda de cabelo e enfraquecimento dos fios.
Informações técnicas:
- Marca: QualyNutri
- Forma do produto: Gomas
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 240g
Prós:
- Contém cromo
- Contém selênio
- Contém vitaminas
- Gomas saborosas de morango
- Ajuda na prevenção da queda de cabelo
Contras:
- Sem contras
7. Belkit NH New Hair – Cápsulas Crescimento Capilar Pele Unhas 30 dias
Este produto contém vitaminas A, C, E, D, B1, B2, niacina, ácido pantotênico, vitamina B6, ácido fólico, biotina, vitamina B12, ferro, zinco, cobre, cromo e selênio.
A vitamina A possui função antioxidante, contribuindo para a produção de queratina e colágenos, primordiais na composição dos fios.
O sebo hidrata e protege o couro cabeludo, sendo a deficiência dessa vitamina, um agravante para a queda de cabelo, por isso, sua reposição ajuda a reduzir o problema. A Vitamina E, assim como a Vitamina C, é conhecida pela sua ação antioxidante.
Porém, muito além de promover o rejuvenescimento dos tecidos, a substância também é capaz de estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, potencializando o transporte de nutrientes e promovendo mais força aos cabelos.
A biotina desempenha um papel fundamental no fortalecimento capilar, pois ajuda na produção de queratina, essencial para a saúde dos cabelos. A falta dela pode resultar em cabelos fracos e quebradiços. Pode, ainda, prevenir a queda capilar e fortalecer os fios.
Informações técnicas:
- Marca: Belkit
- Forma do produto: Cápsulas
- Contagem de unidades: 30 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 40g
Prós:
- Contém um complexo de vitaminas
- Contém um complexo de minerais
- Cabelo com mais brilho e maciez
- Redução da queda capilar
- Fios mais fortes e resistentes
Contras:
- Sem contras
8. Eximia Fortalize S C/90 Comprimidos
Este produto contém silício, cisteína, biotina, ferro, zinco e vitaminas. O silício estimula a síntese de queratina, promove a produção de colágeno, os cabelos ficam mais resistentes, fortes e, consequentemente, menos propensos a quebrar ou se danificar.
As unhas ficam mais resistentes e hidratadas. Já o colágeno, vai estimular a cicatrização da pele, tornando-a mais capaz de se recuperar de danos causados pelo sol, poluição e outros fatores ambientais.
Quanto à cisteína, as vantagens para o cabelo estão relacionadas a maior brilho, maciez, fortalecimento e crescimento saudável dos fios.
A biotina ajuda a manter a pele e o couro cabeludo hidratados, promove o crescimento de fios mais fortes e resistentes, repara a sua espessura e previne a queda, além de garantir uma aparência mais bonita e jovem aos cabelos.
Informações técnicas:
- Marca: Divcom S A
- Forma do produto: Comprimidos
- Contagem de unidades: 90 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 200g
Prós:
- Contém silício
- Contém cisteína
- Contém biotina
- Contém ferro
- Contém zinco
Contras:
- Produto possui alto custo
9. Combo 2 Biotina Fortalecimento Cabelos Unhas Pele 60 Caps Nutralin
Este produto contém biotina, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12, C e zinco. A biotina melhora a saúde dos cabelos, através da manutenção do mesmo, já que produz queratina.
Além disso, fortalece as unhas ao também agir na produção de queratina.
A tiamina auxilia na metabolização de gorduras, proteínas e carboidratos, que atuam na melhoria das funções cerebrais, assim como no combate à depressão, à fadiga e no combate ao estresse, agindo na prevenção da queda capilar.
A riboflavina está associada ao processo de formação e fortalecimento dos fios, auxiliando no crescimento capilar.
A niacina age protegendo e recuperando a barreira cutânea. Porém, também conta com ações hidratantes, o que é muito benéfico para o cabelo.
Além disso, a niacinamida é uma grande aliada em alguns casos de distúrbios no couro cabeludo, pois age como anti-inflamatório.
Informações técnicas:
- Marca: Nutralin
- Forma do produto: Comprimidos
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 0,9 g
Prós:
- Contém biotina
- Contém tiamina
- Contém riboflavina
- Contém niacina
- Contém ácido pantotênico
Contras:
- Sem contras
10. Kit Lavitan Hair Cabelos Unhas 180 Cápsulas
Este produto contém zinco, selênio, vitamina B6, cromo e biotina, favorecendo a saúde dos cabelos e unhas. O zinco possui função estrutural para o crescimento, desenvolvimento e reparo dos fios, fortalecendo e evitando a queda de cabelos.
A carência do selênio pode levar a queda e enfraquecimento dos cabelos e inibir a capacidade de crescimento dos fios, uma vez que a falta de minerais desestimula o sistema imunológico; A vitamina B6 estimula a aparência saudável dos fios, combate a caspa e reduz os níveis de sebo. Na pele, age como condicionante, proporcionando mais maciez e sedosidade.
O cromo, ao melhorar o metabolismo das proteínas, atua positivamente em componentes essenciais para saúde capilar, como a queratina, que compõem a maior parte do fio; E a biotina torna os fios mais saudáveis e ajuda a reverter o processo de queda ocasionado pela falta do nutriente.
Informações técnicas:
- Marca: Cimed
- Forma do produto: Cápsulas
- Contagem de unidades: 180 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: 150g
Prós:
- Contém zinco
- Contém selênio
- Contém cromo
- Contém biotina
- Contém vitamina B6
Contras:
- Sem contras
11. Suplevit Mulher 60 Cápsulas Gel
Este produto contém cálcio, magnésio, iodo, ferro, manganês, vitamina E, cobre, cromo, selênio, molibdênio, vitamina A, C, niacina, zinco, vitamina B5, B12, B2, B6, K, B1, biotina, vitamina D e ácido fólico.
O cobre tem ação seborreguladora e de reparação do couro cabeludo. Age no rejuvenescimento da estrutura mais profunda das raízes, no estímulo às células-tronco foliculares, na prevenção e enrijecimento dos folículos e na produção de proteínas de ancoragem.
Já o molibdênio, é um mineral essencial para a saúde capilar. Ele ajuda a fortalecer os fios de cabelo, prevenindo a queda e quebra, onde também é importante para a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.
Já o ácido fólico, promove a renovação celular no organismo, sendo essencial para o crescimento adequado do cabelo. Se os fios crescerem fortes e saudáveis, dificilmente sofrerão quedas fora da normalidade.
Informações técnicas:
- Marca: EMS
- Forma do produto: Cápsulas Gel
- Contagem de unidades: 60 Unidades
- Número de itens: 1
- Peso do produto: não informado
Prós:
- Não engorda
- Promove crescimento dos fios
- Promove unhas fortes e resistentes
- Promove uma pele saudável
- Ajuda na imunidade
Contras:
- Sem contras
Principais causas da queda de cabelo nas mulheres
Excesso de estresse: pode trocar o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair. Em outros casos, o estresse pode não ser a causa principal da queda de cabelo, mas pode piorar a perda de cabelos que já exista por outro motivo.
É aconselhado, leitor, tentar reduzir a carga de estresse, participando em atividades de lazer, não apenas para tratar a queda de cabelo, mas também para garantir uma melhor qualidade de vida e evitar outros problemas mais graves que podem surgir com o tempo, como intestino irritável ou depressão.
Excesso de vitamina A ou B: não só a falta de vitaminas é prejudicial, como o é também o seu excesso, a chamada hipervitaminose.
Nesse caso, deve-se utilizar os suplementos alimentares apenas com orientação de um médico ou nutricionista, para evitar atingir as doses máximas recomendadas. Caso exista suspeita de excesso destas vitaminas, deve-se parar o suplemento e consultar um médico.
Pós-parto: a queda de cabelo é relativamente comum em mulheres após o parto, não só devido às alterações hormonais que continuam a acontecer no organismo, mas também pelo estresse do parto.
Geralmente, esta queda de cabelo surge nos primeiros 3 meses após o parto e pode durar até 2 meses. A queda de cabelo pós parto é considerada normal e temporária, e geralmente volta ao normal até 1 ano após o nascimento do bebê.
No entanto, é importante a mulher ter uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada, tomar sucos ou vitaminas que promovam o fortalecimento dos fios e o crescimento saudável do cabelo.
Alterações hormonais: assim como durante ou após a gravidez, as alterações hormonais são uma importante causa de queda de cabelo e podem acontecer em vários momentos da vida, especialmente durante a adolescência.
Além disso, mulheres que trocam de pílula ou que começam um novo método anticoncepcional hormonal também podem apresentar esse problema.
Importância das vitaminas para queda de cabelo
As vitaminas estão intimamente ligadas à queda de cabelo, pois seu excesso ou sua falta podem causar queda capilar. Portanto, sempre busque orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.
As vitaminas do complexo B, como a biotina, ácido fólico, riboflavina e vitamina B12 são essenciais para manter a saúde das células no couro cabeludo, evitando assim, a queda de cabelo.
Já a vitamina D, é responsável pela saúde do couro cabeludo, com função antioxidante e anti-inflamatória.
A vitamina A é responsável pelo desenvolvimento e manutenção da estrutura da pele, cabelo e glândulas sebáceas, que são as responsáveis por produzir o sebo para hidratar e proteger o couro cabeludo.
Vitaminas e nutrientes essenciais para queda de cabelo feminino
A vitamina C melhora a absorção de ferro, um mineral fundamental para manter a boa circulação sanguínea e um dos principais responsáveis pela formação dos fios de cabelo.
Por isso, é importante manter os níveis de vitamina C do organismo adequados, evitando, assim, a queda.
A vitamina E é um potente antioxidante, protegendo as células contra radicais livres e evitando o envelhecimento das células responsáveis por manter a saúde do couro cabeludo e dos cabelos.
Por isso, a sua suplementação pode ser uma alternativa para o tratamento da queda de cabelo.
Biotina
A biotina apresenta uma série de benefícios para o corpo. Ela serve para promover a saúde da pele, pois garante a formação de colágeno e queratina, fundamentais para a elasticidade e resistência.
Além disso, fortalece as unhas e os cabelos, já que mantém a produção de proteínas essenciais para tal.
Por garantir a energia nas células, a biotina ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e, por consequência, prevenir ou controlar a diabetes.
Ela ainda auxilia na manutenção do sistema nervoso central, de forma a contribuir no tratamento de acne e no controle dos níveis de colesterol.
Vitamina C
A vitamina C atua para a produção de colágeno, que age na estrutura capilar, tem propriedades hidratantes e ação antioxidante, protegendo o couro cabeludo contra irritações e descamações.
Além disso, ela combate agressores externos como os radicais livres, poluição e os raios solares.
Também garante sedosidade para os cabelos. Ao selar as cutículas, a vitamina é capaz de reter água e nutrientes e, dessa forma, potencializar os benefícios promovidos pelo tratamento de hidratação.
O resultado são cabelos muito mais macios, brilhantes e com aquela aparência saudável.
Vitamina D
Um dos papéis que a vitamina D desempenha no organismo é de estimular os folículos capilares novos e antigos. Estes são os minúsculos poros no couro cabeludo onde novos cabelos podem crescer.
Com isso, ela é um importante nutriente para o crescimento e a renovação dos fios. Quando não há vitamina D suficiente em seu sistema, o crescimento de novos cabelos pode ser prejudicado.
A deficiência desse nutriente tem sido, inclusive, associada à alopecia areata, doença autoimune que causa calvície e pode acometer homens e mulheres.
Portanto, se quer ter fios que cresçam fortes e saudáveis, manter bons níveis de vitamina D no organismo é algo fundamental.
Zinco
Nos cabelos, o Zinco atua no processo de renovação celular e na metabolização de vitaminas e proteínas que são fundamentais para um crescimento capilar saudável.
As suas propriedades são responsáveis por trabalhar na reparação dos quadros de enfraquecimento, quebra, queda ou qualquer fator que esteja influenciando no desenvolvimento dos cabelos.
Inclusive, é justamente por essa característica que o mesmo é tão utilizado no tratamento da calvície. A sua ação visa fortalecer o cabelo e deixá-lo longe dos sinais de envelhecimento precoce.
Vitamina A
Com função antioxidante, a vitamina A contribui para a produção de queratina e colágenos, primordiais na composição dos fios.
O sebo hidrata e protege o couro cabeludo, sendo a deficiência dessa vitamina, um agravante para a queda de cabelo, por isso, sua reposição ajuda a reduzir o problema.
Contribui ainda para hidratação dos fios, pois estimula a produção de sebo no couro cabeludo, o que ajuda a combater o ressecamento de dentro para fora e manter os fios hidratados.
Auxilia no crescimento: contribui para reduzir pontas duplas e quebras, além de proteger de radicais livres, por meio de antioxidantes. Tudo isso resulta em fios livres de quedas e com crescimento mais rápido.
Vitaminas do complexo B
As vitaminas como biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico, que compõem o complexo B, ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda.
Enquanto, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo, a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios. Portanto, são essenciais para manter a saúde das células no couro cabeludo, evitando assim, a queda de cabelo.
Ácido fólico
Impulsiona o crescimento do cabelo: ao gerar novas células, o ácido fólico contribui com a produção de queratina durante o seu crescimento ativo.
Previne o envelhecimento precoce: mantém os níveis de produção de glóbulos vermelhos ricos em oxigênio normalizados e estabilizados.
Sem ácido fólico, essas células poderiam produzir em excesso, o que poderia levar a alterações na pigmentação do cabelo. Reduz a queda de cabelo: quando seu corpo não recebe ácido fólico suficiente, ele prioriza o envio desses nutrientes críticos para órgãos mais vitais, esquecendo-se do cabelo.
Fortalece a estrutura capilar: a deficiência desse mineral pode estar relacionada ao enfraquecimento do cabelo.
Vitamina E
Estimula o crescimento dos cabelos, pois é um poderoso antioxidante que atua na reparação e reconstrução de vários tecidos do corpo.
Quando é aplicada no couro cabeludo, ajuda a reduzir a inflamação e promove a reparação dos danos provocados pelo estresse oxidativo nos folículos capilares.
O crescimento de novos fios é estimulado quando os folículos estão saudáveis. Um dos grandes benefícios da vitamina E é a melhoria da circulação sanguínea na região capilar.
Portanto, melhora a umidade do tecido, reduzindo a produção de óleo pelas glândulas e equilibrando os níveis de pH.
Ferro
Conhecido pelas funções no transporte de oxigênio no sangue, o ferro também é fundamental para manter a saúde dos folículos e o crescimento normal dos fios.
Ele beneficia a circulação de oxigênio que vai para todas as células, inclusive as responsáveis pelo couro cabeludo, onde ocorre o crescimento do cabelo.
Combinado à prática de atividades físicas regulares, que também ajudam na oxigenação do sangue, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e pode influenciar no crescimento saudável dos fios.
Selênio
A carência do selênio pode levar à queda e enfraquecimento dos cabelos e inibir a capacidade de crescimento dos fios, uma vez que a falta de minerais desestimula o sistema imunológico — fator que gera perdas em todo o corpo humano, de maneira geral.
Como o mineral tem funções antioxidantes que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e na eliminação dos radicais livres, o corpo melhora a capacidade de manter suas próprias funções, como é o caso do crescimento de cabelo.
Além disso, atua no fortalecimento do cabelo e das unhas, como as enzimas antioxidantes que previnem os danos aos folículos capilares gerados pela poluição e raios UV.
Ômega 3 e ômega 6
Ômega 3: está presente em peixes, como sardinha, atum e salmão. O seu consumo pode interferir na circulação sanguínea do couro cabeludo, estimulando fios mais fortes.
Ômega 6: ele também pode ser encontrado em peixes, em óleos vegetais e cereais. Ele pode ajudar a combater a queda capilar, já que instiga o crescimento dos fios pelos folículos pilosos.
Portanto, atuam no fortalecimento e proteção do couro cabeludo, redução de inflamações nos folículos capilares e melhora da circulação sanguínea local.
Metilsulfonilmetano (MSM)
Uma das principais formas de ação do MSM é seu potencial efeito anti-inflamatório. Este atua inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e reduzindo a expressão de mediadores inflamatórios, ajudando a reduzir a inflamação em condições como artrite, aliviando a dor e melhorando a mobilidade articular.
Além disso, é frequentemente utilizado em produtos para cuidados com a pele, unhas e cabelos, devido à sua capacidade de promover a produção de colágeno, melhorar a elasticidade da pele, fortalecer as unhas e contribuir para um cabelo saudável.
Como Escolher a Melhor Vitamina para Queda de Cabelo
A melhor forma de escolher é verificando os aspectos aqui expostos neste artigo, tais como funções, objetivos, indicações e recomendações para o seu tipo de cabelo e de acordo com a origem da sua queda, que, como visto, pode se dar por vários fatores, desde psicológicos até genéticos.
Desse modo, esse artigo é um excelente meio de consulta e de compartilhamento para, por meio dessas 11 opções, se escolher a melhor para se encaixar no seu orçamento e nas suas necessidades.
Cápsulas, Comprimidos ou Goma? Escolha o Melhor Formato para Ingestão Diária
Normalmente, os comprimidos funcionam melhor para medicamentos que possuem ação por via oral, resistem às enzimas digestivas e não são degradados e inativados por elas ou totalmente metabolizados na primeira passagem pelo fígado. A cápsula é composta por hipromelose, um material de origem vegetal.
Tal substância permite aos suplementos serem completamente isentos de aditivos, uma vez que o invólucro consegue manter intactos todos os nutrientes presentes no interior das cápsulas (ao contrário dos comprimidos).
Nas gomas, os nutrientes são absorvidos mais rapidamente pelo organismo e são também muito mais fáceis de digerir do que as cápsulas. Portanto, o melhor formato são as gomas.
Afinal, qual a melhor vitamina para queda de cabelo feminina?
A biotina é a vitamina para cabelo, pele e unha mais famosa que existe. Por esse motivo, ela está presente na maioria dos suplementos destinados a melhorar a saúde dos cabelos.
Segundo estudos, a deficiência dessa vitamina pode contribuir para queda de cabelo, pois uma das suas funções está relacionada à síntese de queratina. Isso explica sua contribuição para a pele e para o crescimento saudável das unhas e cabelos.
Nesse contexto, um estudo investigou os níveis séricos de biotina em 541 mulheres que se queixavam de queda de cabelo. Baixos níveis de biotina foram encontrados em 38% das mulheres do estudo, demonstrando que possivelmente a falta dessa vitamina pode ter um papel na perda dos fios.
Qual a melhor forma para tratar queda de cabelo?
O melhor tratamento vai depender da causa da queda, a qual pode variar desde fatores psicológicos/ambientais, até genéticos. Desse modo, é importante primeiro um acompanhamento médico, a fim de se investigar a real causa do problema.
Em seguida, é preciso seguir cuidadosamente o tratamento que lhe for passado, pois só assim vão ser obtidos avanços.
O uso de vitaminas contribui em muito para esse processo, principalmente as do complexo B, bem como os produtos aqui listados, cada um a sua característica, contribuem para tratar a queda.
Os tratamentos incluem Lavieen Capilar (Laser Thulium), Mesoject sem agulhas (infusão digital), MMP@ Capilar (microinfusão de medicamento), Mesoterapia (infusão com microagulha), Transplante Capilar (Técnica FUE), Terapia Regenerativa, Fotoestimulação (laser e led), Terapia Capilar (couro e fios), Soroterapia (infusão de vitaminas no soro) e Fotona Capilar (laser).
Uma boa alimentação contribui para suplementar e devolver ao corpo vitaminas e minerais que possam estar baixos e impactando na saúde dos cabelos, afinal, a nutrição é muito importante nesses casos em específico e devem ser incluídos nos meios de tratamento e prevenção de quedas.
E como prevenir?
Lavar os cabelos pelo menos 2 vezes por semana: quando a oleosidade é excessiva ou quando há muita transpiração devido à prática de atividades físicas, é recomendado lavar o cabelo regularmente para que os fios fiquem fortalecidos e resistentes à queda.
O ideal é lavar os cabelos sempre que estiverem sujos, entre 2 a 3 vezes por semana, no entanto esse tempo pode variar de pessoa para pessoa.
Ter uma alimentação saudável: uma alimentação rica em vitaminas em minerais é essencial para fortalecer a raiz do cabelo, evitando a queda.
Enxaguar bem os cabelos: é importante enxaguar bem os cabelos, removendo o shampoo e o condicionador completamente. A presença de resíduos no couro cabeludo pode fazer com que haja mais oleosidade e promova a queda de cabelo.
Desembaraçar os cabelos ainda no banho: é interessante desembaraçar os cabelos ainda no banho, quando passar o creme ou condicionador, pois impede que quando seco o cabelo fique muito embaraçado e haja quebra dos fios ou quedas.
É importante desembaraçar primeiramente as pontas e deixar a raiz por último, isso também evita maiores quedas de cabelo e só prendê-los quando estiverem secos.
Vitamina para queda de cabelo pós-covid
O medicamento mais comum para tratar a queda de cabelo é o minoxidil, que pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo ou ingerido em comprimidos.
Medicamentos anti-inflamatórios e corticoides também podem ser prescritos, mas sua eficácia varia de paciente para paciente. A biotina e o exsynutriment são opções que melhoram a qualidade dos fios.
Vitamina para cabelo farmácia
As vitaminas para cabelo farmácia são: Suplemento Vitamínico Exímia Fortalize Kera D; Biolab Pantogar Neo 60; Suplemento Alimentar Gummy Hair Vitamin 60; Suplemento Vitamínico Imecap Hair Max Cabelos e Unhas; Suplemento Alimentar Bio Extratus Força Cabelo, Pele e Unha; Natures’s Bounty Hair Skin And Nails 150 Cápsulas Soft Gel e Suplemento Alimentar Biotina Maxinutri.
Vitamina para queda de cabelo para colocar no shampoo
As Vitamina para queda de cabelo para colocar no shampoo são: Vitamina A: função antioxidante e produção de queratina e colágeno; Vitaminas do complexo B: previnem o envelhecimento dos fios e a queda; Vitamina C: formação consistente dos fios e função antioxidante; Ácido fólico: crescimento adequado do cabelo; Vitamina E: mantém o couro cabeludo saudável e Vitamina D: saúde do couro cabeludo.
Vitamina para queda de cabelo e unhas fracas
A vitamina para queda de cabelo e unhas fracas são: biotina, parte do complexo B, fortalece e promove o crescimento de unhas e cabelos saudáveis, além de garantir hidratação adequada aos fios. Também exerce efeitos antioxidantes, mantendo a pele hidratada e prevenindo o ressecamento. Assim, pode ser utilizada para queda de cabelo e unhas fracas.
Qual a melhor vitamina para queda de cabelo feminina?
A melhor vitamina para queda de cabelo feminina é a Biotina, pois esta desempenha um papel fundamental no fortalecimento capilar, ajudando na produção de queratina, essencial para a saúde dos cabelos.
A falta desta pode resultar em cabelos fracos e quebradiços. Estudos demonstram que a suplementação de biotina pode prevenir a queda capilar e fortalecer os fios.
Qual a vitamina mais potente para queda de cabelo?
A vitamina mais potente para a queda de cabelo são as do complexo B, pois a biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico, que compõem o complexo B, ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda. Enquanto isso, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo e a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios.
O que combate a queda de cabelo feminino?
O que combate a queda de cabelo feminina são os bons hábitos e um bom acompanhamento médico. Desde uma alimentação saudável, desembaraçar os cabelos, lavá-los 2 vezes na semana, só prender quando estiverem secos, além da suplementação de vitaminas, como as do complexo B, podem ser muito úteis nesse processo.
O que fazer para queda de cabelo urgente?
Para queda de cabelo urgente, os tratamentos incluem Lavieen Capilar (Laser Thulium), Mesoject sem agulhas (infusão digital), MMP@ Capilar (microinfusão de medicamento), Mesoterapia (infusão com microagulha), Transplante Capilar (Técnica FUE), Terapia Regenerativa, Fotoestimulação (laser e led), Terapia Capilar (couro e fios), Soroterapia (infusão de vitaminas no soro) e Fotona Capilar (laser).
Como tratar a queda de cabelo naturalmente?
O tratamento para a queda de cabelo de modo natural inclui cuidados básicos do cotidiano, como alimentação, acompanhamento médico, suplementação de vitaminas e adotar hábitos saudáveis.
É importante evitar ações que possam danificar os fios, como alisamentos e penteados. Assim, é indicado evitar alisar o cabelo com muita frequência, mudar o penteado, evitando dreads e tranças, além de evitar prender o cabelo molhado e usar o secador muito próximo à raiz.
Conclusão
Esperamos que o conjunto destas informações e pesquisas seja de grande utilidade para quem deseja ter as melhores vitaminas para queda de cabelo feminino.
Não é demais lembrar que as inúmeras possibilidades servem para se adequar no orçamento de vários usuários, a partir da avaliação da necessidade nutricional e dos objetivos a serem alcançados com essa suplementação.
Acrescente-se a isso a necessidade do acompanhamento médico/nutricional. Considerar a sua história de vida, sua composição bioquímica, seus hábitos, rotina e exames são aspectos fundamentais para fazer uma suplementação adequada.
Obrigada pela sua atenção até aqui, não se esqueça de ler e compartilhar nossas outras matérias relacionadas, entrar em contato conosco para podermos conhecê-lo melhor, tirar suas dúvidas e até a próxima!
Referências
- www.blog.blowgummies.com.br [1]
- www.uauhair.com.br [2]
- www.loja.newhairoficial.com.br [3]
- www.blog.sanavita.com.br [4]
- www.blog.nutrify.com.br [5]
- www.dralarissadiniz.com.br [6]
- www.neoquimica.com.br [7]
- www.blog.blowgummies.com.br [8]
- www.allthingshair.com [9]
- www.inoar.com [10]
- www.adcosprofissional.com.br [11]
- www.salaovirtual.org [12]
- www.semprebem.paguemenos.com.br [13]
- www.daxia.com.br [14]
- www.lush.com [15]
- www.prohall.com.br [16]
- www.capilclinic.com.br [17]
- www.tuasaude.com [18]
- www.blog.blowgummies.com.br [19]
- www.tulipia.com.br [20]
- www.uauhair.com.br [21]
- www.uol.com.br [22]
- www.blog.newhair.com.br [23]
- www.tulipia.com.br [24]
- www.blog.blowgummies.com.br [25]
- www.tuasaude.com [26]
- www.tulipia.com.br [27]
- www.depontaapontatacita.com.br [28]
- www.semprebem.paguemenos.com.br [29]
- www.adcosprofissional.com.br [30]
- www.tulipia.com.br [31]
- www.prohall.com.br [32]
- www.tuasaude.com [33]
- www.capilclinic.com.br [34]
- www.dralarissadiniz.com.br [35]
- www.tuasaude.com [36]
- www.tuasaude.com [37]
- www.prohall.com.br [38]
- www.mundo.addera.com.br [39]
- www.stoaindustria.com [40]
- www.semprebem.paguemenos.com.br [41]
- www.softhair.com.br [42]
- www.blog.blowgummies.com.br [43]
- www.allthingshair.com [44]
- www.mundoboaforma.com.br [45]
- www.depontaapontatacita.com.br[46]
- www.blog.blowgummies.com.br [47]
- www.blog.nutriblue.com.br [48]
- www.allthingshair.com [49]
- www.auraepele.com.br [50]
- www.site.abcfarma.org.br [51]
- www.tummytox.pt [52]
- www.ohminhasvitaminas.com.br [53]
- www.tuasaude.com [54]
- www.posuscs.com.br [55]
- www.jc.ne10.uol.com.br [56]
- www.fdc.com.br [57]
- www.tuasaude.com [58]
Farmacêutica formada pela Universidade Federal RJ em 2017, com registro profissional no CRF n° 0005920/RJ